Sunday 6 April 2008

O meu 1º ano de Atletismo comemorado em Mafra...


Domingo, 6 de Abril de 2008

Pois é, passou um ano desde que me iniciei no Atletismo. O desporto sempre me tem acompanhado ao longo da minha vida e espero que assim continue, seja no Atletismo ou noutra actividade desportiva, os benefícios que tiramos são demasiados grandes para que os possamos ignorar. Quem sai de casa para ir treinar sabe porque é que vai, ou seja, sabe sobretudo que o vai fazer porque lhe faz bem tanto fisicamente como mentalmente, aquilo que possa parecer um sacrificio é pequenino perto das vantagens que uma actividade fisica regular nos possa trazer. Muitas pessoas ignoram isso e acham que uma actividade fisica trata-se de uma opção facultativa de cada um e não uma opção obrigatória. Se eu respirar mal o meu corpo não funciona a 100%, apesar de aparentemente tudo parecer bem, se eu não me exercitar fisicamente o meu corpo também não vai estar a 100%. É assim com quem não faz nada e não se mexe, não está a 100%. Infelizmente alguns aspectos da nossa cultura contribuem para que as pessoas não percebam isso e que depois o preço a pagar seja demasiado caro. A intraquilidade que se assiste nas pessoas no nosso dia a dia revela isso, pessoas que não estão a 100% e não estão bem, revelam fraqueza mental e fisica e são escravas de uma vida asfixiante controlada não pelas suas mentes mas sim por aspectos exteriores.
Escolhi o Atletismo há um ano porque é um desporto de liberdade onde não estamos limitados ao espaço, é uma actividade simples com inúmeras vantagens e que nos permite sobretudo percorrer um trajecto unicamente com o nosso corpo.

Apresentei-me hoje de manhã para fazer os 15 km da Corrida dos Sinos em Mafra, há mais ou menos 1 ano também em Abril tinha-me estreado na Corrida do Metro, prova esta também com 15 km. A opção da Corrida dos Sinos acabou por ser tomada em virtude de ter sido anulada a Meia Maratona de Castro Marim com a qual estava a contar para a preparação da Maratona e também para tentar o meu recorde na distância (para já fica adiado para depois da Maratona). Depois de saber através de algumas opiniões da dificuldade de seu percurso, principalmente na 2º parte da prova que é practicamente a subir, e das temperaturas que iriam estar resolvi ir algo cauteloso para a mesma, até porque o calor é um dos grandes inimigos dos corredores. Assim resolvi por-me à estrada a 5'/km, passei aos 10 km com 49'52''/km, mas os 5 km restantes com o calor e sempre a subir acabei por fazer 1h16'30'', ou seja, uma média final de 5'06''/km. Não deixou de ser um bom ensaio para a Maratona dada a dureza da prova e o calor. De referir que há um ano na corrida do Metro tinha feito 1h28'46'' num percurso bem mais fácil, assim obtive aqui um recorde da distância baixando 12'16''. Em relação à prova e à organização estava tudo muito bem, o local é bonito, havia público, o pormenor da chegada no estádio com a malta nas bancadas a aplaudir foi muito agradável, enfim, prova para fazer parte do meu calendário competitivo...Agora estou a 5 semanas da Maratona e começo a fase de regeneração, o trabalho pesado está efectuado e agora é tentar soltar-me um pouco mais para tentar daqui a 3 semanas os 40' nos 10 km, talvez no Cartaxo na prova do Rui Silva ou na Corrida da Liberdade em Lisboa...Bons Treinos...

2 comments:

Unknown said...

Continuação de boas corridas e sempre melhores resultados!!

SF

Anonymous said...

Á ganda João estás a evoluir duma forma fantástica, e ainda tens muito para desenvolver a tua ascenção no atletismo.
Tens que arranjar um grupo com quem treines, treinar em conjunto é diferente que treinar sózinho.
Entre as 18 e as 20 horas há muita gente a treinar.
Ou então se não te dá jeito a essa hora pesquisa na nete ou eu posso ceder-te esquemas de treino, para melhorares a tua prestação.
Se levares os esquemas a sério vais ver que progrides mais rápidamente.
Um abraço
Mário Lameirão